Em geral, salvo honrosas exceções, as editoras oferecem alguns caminhos:

1) Se acharem o seu livro muito bom, talvez o contratem, oferecendo 10% do preço de capa a título de direitos autorais. Se o livro vender bem, é possível ter uma remuneração honesta, porém diluída em muitos meses. E para vender bem, é importante que a editora promova o livro, o que nem sempre acontece…

Ainda existe a inacreditável possibilidade de, caso a obra vá bem no mercado, ela tea editora fazer uma nova impressão sem que você, autor, sequer saiba disso. Ou seja, você vai ser pago por N livros vendidos, quando na verdade existem 2N, 3N à venda por ai…

2) Se acharem sua obra boa mas não quiserem investir nela, talvez respondam que seus originais não atendem aos objetivos da editora, mas que podem oferecer uma proposta de publicação paga.

Ou seja, você vai bancar o livro, geralmente a um custo alto e sem distribuição. Se você não tiver um best-seller nas mãos, há risco de ficar com centenas de livros encalhados em casa, além de uma grande frustração;

3) A editora pode condicionar a publicação “gratuita” a um número mínimo de exemplares que você terá que vender no dia do lançamento, geralmente 50 ou 100. Se não conseguir esgotar, você arca com o custo dos exemplares não vendidos. Esta é uma forma bem comum de trabalho de editoras que publicam tiragens diminutas e novos autores.

Acontece que, para qualquer autor iniciante ou alternativo, vender 50 ou 100 cópias a 40 ou 50 reais cada exemplar é uma luta inglória no lançamento. O resultado prático normalmente é normalmente um grande prejuízo, pois você estará comprando seus próprios livros ao preço final de venda, para arcar com os “custos” da editora.

Passado esse susto, resta esperar que a editora trabalhe e divulgue sua obra, o que – experiência própria, pois já estivemos no lado do autor
– dificilmente ela fará. Sequer distribuir.

Na VILAREJO você vai ter um atendimento honesto, com preço honesto e sem fantasias. Não fazemos a distribuição de livros ainda, mas o autor sabe disso desde o primeiro momento. E se o autor não tem dinheiro para o investimento inicial, arregaçamos as mangas para ajudá-lo. Não nos basta publicar um livro para ganhar dinheiro e ignorar quem nos sustenta: queremos ser parte ativa do processo. Não temos clientes, mas sim parceiros comerciais.

Faça contato conosco ou procure-nos pelos telefones (21) 98315-5830 ou (61) 98197-0780 ou pelo e-mail vilarejometaeditora@gmail.com que teremos uma solução para você.