A grande maioria dos livros sobre futebol publicados no Brasil fala sobre grandes vitórias, títulos e craques eternos. Com isso, muitas histórias importantes ficam esquecidas. Páginas fundamentais para a compreensão do que é o futebol hoje no Brasil deixaram de ser escritas ou jamais foram publicadas. Prova disso é a quase inexistência de textos sobre a Copa de 1950 e a Copa de 1982.

Copa12tela

2014 – O Espírito da Copa é um registro vivo da Copa de 2014 no Brasil. É composto por textos de dezoito autores que viveram a Copa do Mundo em diferentes estados do Brasil, de dentro e de fora dos estádios. Os textos foram todos escritos no calor dos acontecimentos, durante a copa, e a publicação segue a ordem cronológica dos acontecimentos, partindo de antes do torneio, das expectativas do povo, passando pelas manifestações nas ruas e mergulhando no evento até depois da final, que coroou a Alemanha no Maracanã.

Os momentos tristes não foram deixados de lado. Os já famosos 7 x 1 da Alemanha são objeto de textos de vários dos autores, cada um colocando suas sensações distintas sobre o momento mais inesquecível da Copa. A partida, por sinal, é a inspiração para a capa do livro, que traz uma foto tirada por um dos autores, Paulo-Roberto Andel, cerca de meia hora após o final do jogo. Nela, dois meninos, vestidos com camisas 10 da seleção, jogam despreocupadamente seu futebol num deserto Centro do Rio que chorava a derrota amarga do escrete canarinho. Na contracapa, que simboliza as costas de uma camisa da seleção, optamos por trocar o número 14, que era a ideia original do projeto, pelo número sete, que vai nos perseguir até que, numa próxima copa, a redenção aconteça.

O objetivo dos autores é que os leitores de 2014 – O Espírito da Copa sejam transportados de volta àqueles dias sensacionais, nos quais o Brasil perdeu em campo, mas obteve uma brilhante vitória fora deles. A copa foi maravilhosa, cheia de jogos e histórias inesquecíveis.  E isso tudo não merece ser esquecido por cinco minutos de apagão e sete gols da Alemanha.